11 de agosto de 2011

Tingimento Natural

  
  Há algum tempo ando interessada pelo assunto pigmentos naturais, pode ser influência do filme da Séraphine, acho que sim. O problema é que não sou muito habilidosa na costura, pelo menos não ainda, mas cada vez mais leio sobre panos, cortes e costuras, quem sabe ainda faço um curso.
  Achei muito interessante as técnicas de tingimento de tecido com chás, algo tão natural, ecologicamente correto e de efeito tão simples e bonito, o chá preto e o mate são os mais recomendados, mas vc pode tingir com qualquer chá que tenha cor forte, como o de hibiscus, por exemplo.
  Achei dicas na internet sobre o assunto e resolvi tingir uma saia branca de algodão, que acho que todas as pessoas que me conhecem já me viram com ela, esse o motivo de querer mudar, assim posso usar ela mais um monte de vezes sem as pessoas reconhecerem ela, rsrsrs.
  Seguindo a receita de 2 saquinhos de chá para cada litro de água, fervi os saquinhos por 5 minutos e retirei eles da panela, acrescentei uma colher de sopa de sal, (colher rasa, todos os sites diziam um punhado ou uma pitada, acho que fui generosa na medida, mas a minha panela tinha 5 litros de água) e deixei a saia pernoitar na mistura, quando acordei, a cor ficou um "beige sujo" algo bem parecido com tecido velho, achei que ficou interessante, mas confesso que não foi amor a primeira vista.
  Deixei a saia secando no sol, poderia ter deixado no forno, e fazer o "pano assado" uma técnica que consiste em deixar o tecido no forno, e ir virando a cada minuto, o tecido fica com manchas mais acentuadas, e com aspecto bem envelhecido, mas era a primeira vez que colori com chá, então resolvi deixar secar naturalmente pra ver o resultado. Depois de seca a saia ficou assim:


  Ficou com cara de tecido guardado e esquecido no fundo do baú, olhando de perto, a saia estava bem manchada também:
Manchas de chá preto
  Bem, e depois da lavagem? Será que iria permanecer a cor? Lavei pra ter certeza:

Um tom mais claro depois da lavagem

As manchas ficaram bem clarinhas

  Gostei mais da saia depois da lavagem, um off white bonito e que vai clareando aos poucos, conforme a frequência de lavagens.
  Adorei a experiência e vou viajar no assunto, tingir outras peças claras de algodão que já estou cansada de usar, utilizando outros chás, ou até água de beterraba, deve ficar um rosinha bacana!
   E agora? o que mais faço na saia? Quero costurar alguns apliques, mas ainda tô em dúvida. Aguardo sugestões de quem entende do assunto!




Um comentário:

  1. Olá!

    La vai uma sugestão que eu acho bem legal no estilo vintage:
    Você pode aplicar toalhinhas de croche em tons mais claros ou escuros, de forma bem descontraída...vc vai encontrar coisas lindas nesse estilo no site da Magnolia Pearl.
    Bjs!

    ResponderExcluir