31 de janeiro de 2013

Frida Kahlo

Frida Kahlo de Rivera (July 6, 1907 – July 13, 1954)
  Adoro filmes que contam a história e o processo de criação dos artistas. Cada um com sua dor, cada um com seus motivos que os levam a expressar na arte tudo que a vida os revela. Em "Frida", filme de 2002 que retrata a vida da famosa pintora mexicana Frida Kahlo, esse processo de criação é claramente atribuido a vida conturbada e a triste e dolorosa realidade que atinge a artista.

Salma Hayek como Frida

  A jovem Frida sofre um grave acidente de bonde que muda toda sua adolescência. Vivendo por vários anos em uma cama, a pintura começa a ser uma fuga para a cruel realidade. Mais tarde, ainda com problemas de locomoção, Frida começa a oferecer os seus quadros para venda, e procura o muralista Diego Rivera para oferecer o seu trabalho. Os dois se apaixonam, se casam, mas vivem um casamento conturbado devido as traições de Diego. Mesmo assim, Frida conhece o mundo ao lado do marido, além de descobrir sua bissexualidade. O filme também aborta a militância politica do casal, com um enfoque mais distanciado e misturando ao tema a vida boêmia de Diego Rivera.
  As melhores cenas do filme são a recriação das pinturas mescladas nas histórias da pintora, mostrando de onde veio a inspiração dos quadros mais famosos de Frida.

http://www.garuyo.com/trend/frida-kahlo-la-artista-la-mujer-y-la-rebelde
 
"O que a água me deu" Wikipedia.org

  Um filme cheio de cores fortes, que foi premiado com o Oscar de melhor maquiagem e melhor trilha sonora, que conta com músicas folclóricas mexicanas e um dueto de Caetano Veloso e Lila Downs.


http://www.wikipaintings.org/en/frida-kahlo/the-two-fridas-1939


Cena do filme misturando criação e inspiração
  Um filme com uma fotografia fantástica, está na minha lista "Preciso assistir de novo".
  Atualmente está disponível no Netflix. Enjoy it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário